- Área: 357 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Marcelo Donadussi, Gustavo Seferin
Descrição enviada pela equipe de projeto. A inserção da casa no terreno foi projetada considerando a transparência dos ambientes térreos para a área de preservação do local. Para possibilitar tal conexão foi criada uma varanda que circunda toda área social da casa, projetando-se sobre o terreno e aproximando-se da área verde.
Com projeto e construção no ano de 2011, a residência de 360m² ocupa um terreno de esquina de 560 m² de condomínio na praia de Tramandaí, RS.
A volumetria da residência consiste em dois blocos distintos: um bloco de dois pavimentos em tijolo a vista e um bloco térreo envidraçado, elevado do solo, com cobertura de laje aparente.
Os ambientes de estar, jantar e espaço gourmet, são totalmente integrados. Envidraçado com portas de correr, este bloco é rodeado por uma varanda em deck elevada do solo. A lareira, em tijolo a vista, é o volume de destaque do ambiente, podendo ser utilizada externamente, na varanda. Uma laje de concreto aparente faz a cobertura deste volume, abrigando no segundo pavimento um terraço com vista privilegiada para área de preservação e para lagoa.
No pavimento térreo, o bloco longitudinal de tijolo a vista, abriga toda a parte de serviço da casa, voltada para uma circulação externa de serviço, com acesso próprio, e uma suíte para hóspedes, com varanda particular, voltada para o jardim do fundo da casa. No segundo pavimento as três suítes se conectam por um corredor que se abre para o terraço com vista para a lagoa. A suíte master avança sobre o térreo, fazendo a cobertura de abrigo dos carros. Uma grande janela com vista privilegiada para a área de preservação do condomínio é o ponto de foco da suíte.
Projeto do mesmo escritório, a decoração da área social, busca a mesma linguagem da arquitetura da casa. Os materiais empregados externamente, como o tijolo a vista, madeira e cimento queimado, também revestem internamente os espaços, trazendo os mesmos elementos das fachadas para o interior da casa. Estes materiais buscam uma relação com a natureza, mesclando-se a arquitetura contemporânea, tornando os ambientes mais aconchegantes. A seleção do mobiliário busca um equilíbrio entre o rústico e o contemporâneo, mesclando peças de design e elementos com materiais naturais.